top of page
  • lacosescolatf

A Sociedade do Cansaço - dica de livro e documentário

Neste documentário o filósofo, Byung-Chul Han, traz discussões sobre sociedade disciplinar, sociedade do controle, sociedade do cansaço e sociedade da transparência. Além disso comenta sobre Hegel, Peter Handke, Wim Wenders, conversa com o diretor de cinema Park Chan-wook, fala de sua juventude e visão atual sobre Berlim e Seul. Por fim, cabe destacar também as reflexões que Han faz acerca dos suicídios na Coréia do Sul.


Byung-Chul Han mostra que a sociedade disciplinar e repressora do século XX descrita por Michel Foucault perde espaço para uma nova forma de organização coercitiva: a violência neuronal. As pessoas se cobram cada vez mais para apresentar resultados - tornando elas mesmas vigilantes e carrascas de suas ações. Em uma época onde poderíamos trabalhar menos e ganhar mais, a ideologia da positividade opera uma inversão perversa: nos submetemos a trabalhar mais e a receber menos. Essa onda do 'eu consigo' e do 'yes, we can' tem gerado um aumento significativo de doenças como depressão, transtornos de personalidade, síndromes como hiperatividade e burnout.


Seu livro, "A sociedade do cansaço" transcende o campo filosófico e pode ajudar educadores, psicólogos e gestores a entender os novos problemas do século XXI.


Byung-Chul Han: filósofo e ensaísta sul-coreano, professor de Filosofia e Estudos Culturais na Universidade de Berlim, autor de ensaios de críticas à sociedade do trabalho e à tecnologia.


Fontes:

• Vídeo no YouTube


• Livro


• Biografia



0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page