top of page
  • lacosescolatf

A superação de seus próprios limites

Uma condição que tenderia a isolar do mundo uma pessoa surdocega, imersa no silêncio e na escuridão, pode ser superada devido ao apoio da família e de especialistas.


27 de junho é o Dia Internacional da Pessoa Surdocega. A data, em homenagem ao aniversário da escritora e ativista norte-americana Helen Keller, vencedora do Nobel da Paz, visa conscientizar e dar visibilidade acerca da inclusão das pessoas surdocegas.


Helen, nascida em 27 de junho de 1880, superou inúmeras barreiras: conquistou um bacharelado, se tornou escritora, filósofa, conferencista, ativista pelos direitos de minorias e pessoas com deficiência. Helen advogou à favor das mulheres defendendo o uso de contraceptivos.


Sua história, como conseguiu desenvolver seu potencial, é sinônimo de perseverança pessoal e fruto do apoio dos pais, professora (Anne Sullivan, que também era portadora de deficiência visual), amigos e instituições que pôde frequentar ao longo da vida.


É um exemplo de que mesmo com limitações, se houver o apoio adequado, é possível não se limitar as demais potencialidades de um indivíduo.


Foto de Helen Keller, já idosa, sorrindo e lendo um livro em braille.


Fontes:


Livro ebook: The Story of My Life





1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page