top of page
  • lacosescolatf

Conscientização da Doença de Alzheimer

Na semana de Conscientização da Doença de Alzheimer selecionamos alguns filmes que tratam do tema.


Esta doença neurodegenerativa provoca alterações no comportamento, personalidade e humor, impactando não apenas a vida do paciente, mas colocando à prova os laços conjugais e familiares.


1. Meu Pai (2020), filme que retrata o acometimento da demência sob a ótica de um idoso. Anthony (Anthony Hopkins) se recusa a aceitar ajuda dos cuidadores, que a filha Annie (Olivia Colman) propõe. Vive momentos de lucidez, mas os esquecimentos afetam sua realidade de vida.


2. Para Sempre Alice (2014), renomada professora de linguística, Alice (Julianne Moore), começa a esquecer palavras e se perder, quando é diagnosticada com Alzheimer. Enquanto a relação com o marido se fragiliza, ela e a filha se aproximam.


3. Ella e John (2017), o casal de aposentados Ella (Helen Mirren) e John (Donald Sutherland) fazem uma viagem de carro, tendo como destino a casa do escritor Ernest Hemingway, na Flórida. No trajeto, John começa a dar sinais de esquecimento.


4. Amor (2012), Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) formam um casal de aposentados apaixonados por música. A rotina segue tranquila até o dia em que Anne sofre um derrame e começa a apresentar sinais de demência.


5. Diário de uma Paixão (2004), Ryan (Noah Calhoun) visita Rachel (Allie Nelson) em um asilo, onde lê memórias escritas em um caderno para reviver, com ela, os momentos da juventude e o amor que tiveram.


6. Viver Duas Vezes (2020), Emilio (Oscar Martínez) é diagnosticado com Alzheimer. Ele e a família partem em busca do seu amor de infância, antes que seja tarde demais. A estrada é árdua e trará ensinamentos.


7. O Filho da Noiva (2001), quando a mãe de Rafael (Ricardo Darín) começa a apresentar sintomas de mal de Alzheimer e o pai propõe um novo casamento para reforçar os votos com a esposa, Rafael percebe que é o momento de mudar a própria vida.


8. Longe dela (2006),

Fiona (Julie Christie) é internada por apresentar sintomas mentais graves, como a perda de memória. Quando Grant (Gordon Pinsent), seu esposo, tem finalmente permissão para visitá-la, ela já não o reconhece mais.


Bom filme 📽 🎬



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


bottom of page