Os prêmios Nobel são oferecidos pela Real Academia Sueca de Ciências em função do “maior benefício gerado para a humanidade”. Este ano quatro mulheres foram agraciadas.
Talvez seja difícil de resumir em poucas linhas o objetivo das escolhas. Mas os trabalhos das laureadas reflete que as mulheres ainda têm muito o que conquistar em termos de liberdade pessoal, direitos humanos e empoderamento profissional.
Em contrapartida as fronteiras da ciência continuam a serem desbravadas com sucesso, assim como na medicina vidas foram salvas, devido a contribuição feminina nessas áreas.
Interessante que no site da instituição (nobelprize.org) há uma pesquisa indagando: “Você acha justo que as mulheres ganhem menos que os homens na mesma profissão?”
Veja a seguir cada motivação para as premiações:
Nobel da Paz
Narges Mohammadi - Irã
Pela sua luta contra a opressão das mulheres no Irã e pela sua luta para promover os direitos humanos e a liberdade para todos.
Nobel de Fisiologia ou Medicina
Katalin Karikó, Hungria*
Pelas descobertas relativas às modificações de base que permitiram o desenvolvimento de vacinas de mRNA eficazes contra a COVID-19.
Economia**
Claudia Goldin - EUA
Pelos avançados na compreensão dos resultados de desempenho das mulheres no mercado de trabalho.
Nobel de Física
Anne L’Huillier – França*
Pelos métodos experimentais que geram pulsos de luz de attosegundos para o estudo da dinâmica eletrônica na matéria.
* Prêmio Nobel recebido em conjunto com outros agraciados.
** o “Nobel” de Economia chama-se: Sveriges Riksbank Prize in Economic Sciences in Memory of Alfred Nobel.
Fonte: nobelprize.org
Comments