top of page
  • lacosescolatf

Preconceitos de gênero e obstáculos

Último relatório do Índice de Normas Sociais de Gênero (GSNI)do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) não revelou nenhuma melhora nos preconceitos contra as mulheres na última década, com quase 9 em cada 10 #homens e #mulheres em todo o mundo ainda mantendo tais preconceitos hoje. Metade das pessoas em todo o mundo ainda acredita que os homens são melhores líderes políticos do que as mulheres, e mais de 40% acreditam que os homens são melhores executivos nos negócios do que as mulheres. Incrivelmente, 25% das pessoas acreditam que é justificável um homem bater em sua esposa.


O relatório argumenta que esses #preconceitos geram #obstáculos enfrentados pelas mulheres, manifestados no desmantelamento dos direitos das mulheres em muitas partes do mundo, com movimentos contra a igualdade de gênero ganhando força e, em alguns países, uma onda de violações dos direitos humanos. Os preconceitos também se refletem na grave sub-representação das mulheres na liderança. Em média, a proporção de mulheres como chefes de estado ou chefes de governo permaneceu em torno de 10% desde 1995 e no mercado de trabalho as mulheres ocupam menos de um terço dos cargos gerenciais. O relatório também lança luz sobre um vínculo rompido entre o progresso das mulheres na educação e o empoderamento econômico. As mulheres estão mais qualificadas e instruídas, mas mesmo nos 59 países onde as mulheres são mais instruídas do que os homens, a diferença média de renda entre os sexos permanece em impressionantes 39% a favor dos homens.


O relatório enfatiza ainda que para uma mudança na direção de uma maior igualdade de gênero, deve-se focar na expansão do desenvolvimento humano através de investimento, segurança e inovação.


Isso inclui investir em leis e medidas que promovam a participação política das mulheres, medidas que fortaleçam a proteção social e os sistemas de cuidado, e que encorajem ações inovadoras que possam ser efetivas no combate a normas sociais danosas, atitudes patriarcais e estereótipos de gênero.


Leia +:


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page