Ação que salva vidas - prevenção ao suicídio 🎗. Falar para prevenir.
✏️ Se no passado o suicídio era algo incomum em nossa sociedade, nos dias atuais devido a fatores econômicos, comportamentais e ao pós-pandemia, o número de casos fatais registrados têm sido elevado.
✏️ Segundo a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), no ano de 2019, 97.339 pessoas morreram por suicídio na Região das Américas e estima-se que as tentativas de suicídio foram 20 vezes maior que esse número.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Tornando-se assim um caso de saúde pública.
✏️ Suicídios e tentativas de suicídio têm um efeito dominó nocivo que afeta não apenas os indivíduos, mas também as famílias e suas gerações futuras, comunidades e sociedades.
✏️ Contudo, se no passado havia o tabú de não se falar em suicídio, existem hoje inúmeras campanhas de prevenção e conscientização, em busca da valorização da vida, tais como: "Criando esperança através da ação", ou "A vida é a melhor escolha!"
✏️ O suicídio pode ser evitado, e as principais medidas de prevenção são baseadas em evidências, que incluem:
> a restrição do acesso a meios para o suicídio (por exemplo, armas de fogo, pesticidas, etc.),
> políticas de saúde mental
> redução do consumo de álcool
> cobertura responsável da mídia sobre o assunto.
✏️ O estigma social e a falta de consciência continuam a ser as principais barreiras para a procura de ajuda. Destaca-se, desta forma, a necessidade de formação em saúde mental e campanhas anti-estigma para profissionais e população em geral.
Participe, informe-se, apoie, divulgue.
Suporte: ccv.org.br | Tel: 188
Fontes:
. paho.org
. setembroamarelo.com
Comments