top of page
  • lacosescolatf

Dia nacional da/o Psicóloga & Psicólogo

O ano é 1962 e no dia de 27 de agosto foi regulamentada a Psicologia como profissão no Brasil. Somos o país com o maior número de psicólogos em todo o mundo. E, especificamente, no estado do Ceará temos: 10.550 psicólogas e 2.031 psicólogos.


Ao longo dos anos, por meio dos psicólogos e seus conselhos, ocorreram vários movimentos em defesa da saúde e cidadania brasileira, pelos direitos humanos e bem-estar dos portadores de sofrimento psíquico.


Veja mais sobre fatos e números, na lista a seguir:

. 1962: regulamentação da Psicologia como profissão, lei nº 4.119, pelo presidente João Goulart.

. 1971: criação dos Conselho Federal e Regionais de Psicologia, lei nº 5.766, estando o Conselho Federal de Psicologia (CFP) sob o controle do Ministério da Saúde.

. 1987: publicação de um novo código de ética profissional, em acordo com os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas.

. 1997: criação da Comissão Nacional de Direitos Humanos.

. 18 de maio: Dia Nacional da Luta Antimanicomial e a aprovação da lei 10.216 de 2001, que garante direitos e proteção a portadores de sofrimento psíquico.

. Na pandemia a psicologia foi de extrema importância no cuidado da saúde mental da população.

. O Brasil possui mais de 440 mil profissionais de Psicologia.

. Áreas de atuação: nas clínicas, nas políticas públicas da saúde, da assistência social, no sistema de justiça, na segurança pública, no trânsito, nos esportes e todos os contextos de cuidado à saúde mental.


A psicologia está entre as profissões do futuro diante dos desafios que nos aguardam.


Fontes:


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page