top of page
  • lacosescolatf

Vamos falar sobre racismo?


A Unicef propõe dicas para um diálogo produtivo sobre o racismo com os filhos, em função da faixa etária da criança.


"A maneira como as crianças entendem o mundo evolui à medida que crescem, mas nunca é tarde para conversar com elas sobre igualdade, justiça e racismo.


Tente encontrar maneiras de apresentar para seus filhos e filhas diversas culturas e pessoas de diferentes raças e etnias. Tais interações positivas com outros grupos raciais e sociais logo no início ajudam a diminuir o preconceito e incentivam mais amizades entre grupos.


🗨 Crianças menores de 5 anos

Nessa idade, as crianças podem começar a perceber e apontar diferenças nas pessoas que veem ao seu redor. Como mãe, pai ou responsável, você tem a oportunidade de estabelecer delicadamente o fundamento de sua visão de mundo. Use uma linguagem apropriada para a idade, de fácil compreensão.


🗨 Crianças de 6 a 11 anos

As crianças dessa idade já conseguem falar melhor sobre seus sentimentos e estão ansiosas por respostas. Elas também estão ficando mais expostas a informações que podem achar difíceis de processar. Comece entendendo o que elas já sabem.


🗨 Adolescentes (acima de 12 anos)

Adolescentes são capazes de entender conceitos abstratos mais claramente e expressar seus pontos de vista. Podem saber mais do que você pensa e têm fortes emoções sobre o assunto. Tente entender como se sentem e o que sabem e mantenha a conversa em andamento."


Veja mais em:


https://www.unicef.org/brazil/historias/conversando-com-seus-filhos-e-filhas-sobre-racismo

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page